DESUMIDIFICADOR DE AR AMBIENTE - CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS  
Características técnicas em ambos os modelos
• Elevado rendimento termodinâmico.
• Totalmente automático com umidostato incorporado.
• Recipiente do condensado em poliestireno de alto impacto.
• Possibilidade de descarga contínua (com mangueira de 3/4").
• Interruptor liga e desliga (sem alterar a regulagem do umidostato).
• Controle automático do nível de água no recipiente.
• Lâmpada piloto avisando quando o recipiente estiver cheio.
• Gabinete em chapa viny-top.
• Exclusiva grade frontal.
• Quatro rodízios que facilitam a movimentação.
• Compressor frigorífico selado com proteção térmica incorporado.
• Capacidade de desumidificação (em %): Reduz para até 40% a UR do ambiente a 27 ºC
• Totalmente automático, não requer qualquer tipo de instalação, pois chega ao usuário
   pronto para ser conectado à rede elétrica.
Livre sua casa ou escritório dos males que o excesso de umidade ocasiona
Retirar água por meio de desumidificadores é a solução para acabar com a origem do bolor e a ferrugem em ambientes úmidos.
Quando marcas de mofo aparecem nas paredes, teto ou armários das casa a tendência dos moradores é procurar canos quebrados e infiltrações. Mas nem sempre o problema está na estrutura da construção. Se você já descartou essas hipóteses e o bolor persiste, provavelmente sua casa ou escritório fica numa região onde a umidade relativa do ar (UR) é alta ou não tem boas condições de ventilação e isolação. Aí, a saida é adotar um desumidificador. Estes aparelhos têm a capacidade de manter a umidade em um ambiente fechado em porcentagens consideradas saudáveis - entre 40% e 60%. (Fungos e bactérias proliferam mais intensamente quando a UR ultrapassa 65%).
Praticamente dois terços dos fenômenos alérgicos do homem (asma, renite e algumas manifestações cutâneas de hipersensibilidade) são decorrentes da presença, não só de microácaros ambientais, como também de seus restos corpóreos e ainda mais, dejetos por eles deixados no ambiente onde o homem habita ou trabalha.
A solução é desumidificar os ambientes. Este hábito de profilaxia ambiental, proporcionará a redução dos mesmos, pois no ambiente mais seco, a maioria destas famílias de ácaros tendem a diminuir ou mesmo desaparecer.
CONHECENDO O DESUMIDIFICADOR
O que é?
É um equipamento que remove a umidade do ar ambiente e consequentemente dos materiais que nele se encontram, através, de um processo de condensação.
Para que serve?
Para reduzir a umidade relativa do ar, até a faixa nominal de 40% a 60%, eliminando assim o meio de proliferação dos microorganismos causadores do mofo, bolor e mau cheiro que caracterizam os ambientes úmidos (acima de 65% UR).
O que é Umidade Relativa (UR) do ar?
É a quantidade de água existente no ar em relação a quantidade que ele é capaz de reter.
Como funciona?
O ar ambiente contém umidade em forma de vapor d'água em quantidade variável de acordo com a temperatura. O vapor d'água entra em contato com a superficie fria de uma serpentina no interior do aparelho; um ventilador conduz o ar úmido através desta superfície fria transformando o vapor em gotas de água que são recolhidas em seguida a um recipiente instalado em sua parte traseira. O Deumid-air pode ser programado para operar de três formas: Contínuo, Seco e Extra-Seco. A diferença destes ciclos está na umidade relativa desejada para o ambiente sendo que o Seco a umidade ficará entre 50% a 60% e no Extra-Seco em aproximadamente 50%. Este ciclo se reinicia sempre que esta umidade se altere, visto que o Deumid-air é equipado com um umidostato que conforme a programação liga e desliga automati-camente.
Qual o resultado?
O Deumid-air controla a umidade ambiental, evitando assim, a corrosão, ferrugem, paredes úmidas. Conserva quadros, peles, roupas, documentos, aparelhos de som e fotográficos, instrumentos de precisão, móveis, e uma infinidade de objetos, protegendo-os contra a umidade causadora de mofo. O resultado final é o do bem estar e conforto de usufruir de um ambiente equilibrado, livre das características indesejáveis já citadas (bolor, mofo, etc...).
Onde Usar?
Residências, Bancos, Museus e Bibliotecas, Laboratórios, Hospitais, Hotéis e Motéis, Centrais telefônicas, Centrais de computadores, Depósito de papéis, Depósitos de alimentos, Arquivos diversos, Adegas, Locais de esterilização, Home Theater, etc...
Como definir qual o modelo?
Para escolher o modelo certo, considere o tamanho do ambiente, os objetos e os materiais a serem protegidos e as características de sua construção civil. Para ter idéia de quanto isso representa, calcule a área de seu ambiente multiplicando o comprimento pela largura (em metros) para conhecer a área em m² (metros quadrados). Para obter o volume em m³ (metros cúbicos), multiplique esta área pela altura do ambiente. Caso não seja possível medir esta altura, adote o pé direito padrão de 3,0m.
Observe também se a região onde pretende usar o Deumid-air, chega a ter temperaturas ainda mais baixas que as indicadas, principalmente no inverno, neste caso, peça-nos para equipar o Deumid-air com termostato e um dispositivo de degelo automático da serpentina.
Como usar?
1) Prepare o local, fechando portas e janelas voltadas para o ambiente externo.
2) Exponha da melhor maneira os objetos com umidade, abrindo gavetas, armários, caixas, etc, removendo outros anteparos que possam dificultar a circulação do ar seco ao redor destes.
3) Posicione o desumidificador mais para o fundo da sala e na direção oposta à porta de entrada.
4) Ajuste o umidostato entre as posições "Seco" ou "Extra-Seco", equivalente à faixa 50%-60% U.R. DICA: Pode-se ajustar o umidostato para a posição "Contínuo", quando houver necessidade de serviço de desumidificação máximo, comum nos ambientes úmidos que recebem pela primeira vez tratamento com Deumid-air.
5) Ligue o desumidificador através do botão "Liga-Desliga" do painel e aguarde. Em poucos minutos você já poderá perceber a remoção da umidade recolhida em forma de água na bandeja captadora, posicionada na parte traseira do Deumid-air.
6) Com o desumidificador funcionando, saia da sala e feche a porta. Evite abrir a porta e/ou pessoas do lado de dentro da sala, isto diminui o rendimento do processo de desumidificação dos objetos.
7) Ao final de algumas horas de funcionamento, a bandeja recolhedora de água se encherá. Um dispositivo de segurança desligará automaticamente o Deumid-air evitando que a água transborde da bandeja, enviando simultaneamente um sinal de alerta para o painel indicando a necessidade de esvaziamento do reservatório. Quando isto ocorrer, posicione o botão na posição "Desliga". Retire a bandeja, esvazie-a e reponha no local.Seu Deumid-air estará pronto para retomar o ciclo normal de funcionamento, basta posicionar o botão na posição "Liga". DICA: Aplicações onde não é previsto mobilidade do equipamento, conecte uma mangueira de 3/4" no funil recolhedor para conduzir permanentemente a drenagem para fora do ambiente. Seu Deumid-air assumirá o controle automático de funcionamento controlando o ciclo de liga/desliga através do sensor de umidade (umidostato).
8) Duvidas mais comuns:
a:- Deumid-air não liga: Verifique se há tensão na tomada elétrica.
b:- Deumid-air não consegue partir: Queda da tensão da rede elétrica e/ou extensão elétrica inapropriada (comprimento x bitola do fio).
c:- Deumid-air funciona, mas faz gêlo: Isto ocorrerá quando a temperatura ambiente for inferior a 17ºC. Consultenos sobre a instalação de um termostato para controle anti-congelamento.
d:- Deumid-air não remove a umidade: Falha no ciclo frigorífico ou ambiente muito seco.
e:- Deumid-air funciona, retira água mas a umidade não baixa: Verifique se não há infiltrações de ar umido, umidade através das paredes, piso ou teto.
Obs.-Ambientes climatizados introduzem interferência na leitura do higrômetro. Para neutralizar, regule a temperatura da sala para a faixa de 23ºC a 25ºC, e aguarde estabilização para promover nova leitura.